Mensagem do Presidente

Caríssimos colegas,

Entre 22 e 25 de junho de 2022, será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP, o 13º Congresso Paulista de Infectologia. Nos últimos dois anos nossa especialidade adquiriu um destaque ímpar, como paradigma da medicina científica e como fonte de conhecimento inestimável para a clínica e a saúde coletiva. Cientes desta posição, enfrentaremos o desafio de debater presencialmente a pesquisa de fronteira e a evidência estabelecida no combate às doenças infecciosas de maior relevância na atualidade.

A Comissão Científica, presidida pelo Dr. Eduardo Medeiros, está acrescentando os retoques finais em uma carta de temas abordados por lideranças científicas nacionais e internacionais. Temas como AIDS, hepatites virais, infecções relacionadas à assistência à saúde e opções terapêuticas para microrganismos multidroga-resistentes, farão parte dos eixos norteadores do evento. Além disso, discutiremos os caminhos necessários à inclusão das doenças infecciosas na educação médica de graduação e residência médica no cenário pós-pandêmico. Os tradicionais cursos pré-congresso serão mais uma vez complementados pela iniciativa internacional Virology Education.

Ao mesmo tempo, a Comissão Organizadora, sob coordenação da Dra. Rosa Maria Barbosa, tem trabalhado para garantir a estrutura e o espaço seguro para o networking, aquele contato entre especialistas e pesquisadores que tem sido um dos principais méritos de nossos congressos.

Esperamos grande participação de especialistas e profissionais da saúde cuja prática tem afinidade com a infectologia, além de alunos, residentes e pós-graduandos. Além dos temas livres de apresentação oral ou por e-posters, haverá espaços especiais dedicados às Ligas de Infectologia. O 13º Congresso Paulista de Infectologia privilegiará atividades interativas, com discussões clínicas e temas voltados à prática ambulatorial e hospitalar da especialidade.

Passado o pior cenário da covid-19, o nosso intuito é manter o sucesso das edições anteriores e desenvolver simultaneamente os modelos para eventos futuros.

Esperamos por todos em São Paulo.

Um cordial abraço

Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza
Presidente da Sociedade Paulista de Infectologia